Beleza, Dicas

5 maneiras de usar o óleo de coco como cosmético natural

Depois de mudar a minha alimentação, começei a ouvir algo, que me pareceu muito chocante na primeira vez, mas que depois fez totalmente sentido: Só coloque na sua pele o que você coloca na boca. Isso parece muito estranho e realmente extremo, não me lembro a última vez que eu comi rímel com blush no almoço. (foi o que pensei a princípio). Até eu começar a ter alergias de pele que aumentavam cada vez mais. As minhas pálpebras coçavam, ficavam vermelhas e começavam a descamar, e nada que eu usasse de medicação ajudava a melhorar.

O primeiro passo em direção a melhora foi há mais de 6 anos quando parei de usar esmaltes que contém formol, tolueno e parabeno e começei a ver uma melhora parcial das alergias.

A questão é que a nossa pele tem um grande poder de absorção e tudo que colocamos nela é absorvido na corrente sanguinea. Você já deu uma olhada na lista de ingredientes do seu desodorante? Do seu hidratante corporal? Do seu sabonete de rosto? Pois é, são inúmeros compostos químicos, que se combinam aleatoriamente e agem como compostos estranhos ao nosso organismo, causando reações inflamatórias, que no meu caso se manifestaram como essas alergias descritas acima.

Foi então, buscando produtos de beleza naturais e livres de compostos químicos que começei a usar o óleo de coco como hidratante corporal e facial, como removedor de maquiagem, loção pós sol e hidratante de cabelo. Sim,  tudo isso mesmo, em apenas um produto! Eu posso dizer que essa foi uma das melhores escolhas que já fiz, porque além de economizar muito dinheiro, eu também economizo espaço na mala quando eu viajo, porque ao invés de levar várias embalagens diferentes que enchem a minha necessaire eu levo apenas o óleo de coco.

  • A noite eu uso uma pequena quantidade de óleo de coco no meu rosto como hidratante e sempre acordo sentindo a minha pele muito melhor do que estou acostumada. Isso acontece porque o óleo de coco é rico em vitamina E, que estimula o crescimento e a reparação de células da nossa pele, protegendo contra o envelhecimento e rachaduras da pele e dos lábios, ao mesmo tempo que a deixa muito lisa e macia. Também é rico em certas proteínas, que são essenciais para a reparação das células, acelerando o tempo de reparação, o que ajuda a deixar a sua pele com uma aparência mais fresca e radiante.
  • Pelas mesmas razões, o óleo de coco também é uma máscara para o cabelo impressionante. Eu tento aplicá-lo durante a noite, uma vez por semana ou mais para manter meu cabelo macio e brilhante. É só adicionar cerca de uma colher de sopa de óleo nas pontas, em seguida, escovar para ter certeza de que o óleo de coco está uniformemente distribuído. Para remover a máscara, basta lavar com xampu e condicionador algumas horas mais tarde ou na manhã seguinte. Eu evito colocar o óleo de coco na raíz já que é mais difícil de lavar e pode deixar o cabelo bem oleoso.
  •  Outro uso diário de óleo de coco é como removedor de maquiagem. Eu sei que isso pode soar estranho, mas na verdade eu nunca encontrei nada que remova tão bem a maquiagem dos olhos. É só esfregar uma quantidade do tamanho de uma ervilha sobre ambos os olhos e a maquiagem começa a derreter, é incrível! E melhor ainda, ele também hidrata os cílios e eles nunca caem- algo que sempre acontecia comigo quando eu usava um lenço ou algodão com demaquilante.
  • Também é muito bom como hidratante corporal, e é tão eficaz que eu normalmente uso uma vez por semana e minha pele já fica bem macia. Você não vai precisar de muito. Para todo o corpo eu provavelmente uso duas colheres de sopa ou mais, e eu normalmente faço isso antes de eu ir dormir para deixar a minha pele absorver durante a noite. Eu faço a mesma coisa depois de tomar sol e é super calmante, por isso é especialmente bom para refrescar quando a pele está quente e vermelha pelo excesso de sol.
  • E por último, eu uso o óleo de coco para fazer um bochecho (da mesma forma que fazemos com flúor). Este é um tema bastante interessante e requer um pouco de explicação, então eu vou guardar isso para outro post – mas envolve fazer um bochecho com óleo de coco todas as manhãs para limpeza. Pode parecer loucura, mas essa técnica da Ayurveda impressionante é algo que eu realmente aprendi a amar, apesar de ter sido muito cética em relação a isso no início.

Espero que vocês tenham aprendido um pouco mais sobre a versatilidade desse superalimento fantástico que é o óleo de coco e que traz inúmeros benefícios para a saúde em diferentes aspectos!

Gostou? Compartilhe!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

30 Comentários

  • Reply Camila Satine 25/03/2015 at 15:49

    Oi! O óleo de coco que tu usa é aquele que é transparente? Porque tem uns que é tipo uma pasta esbranquiçada…

    • Reply dramarcella 25/03/2015 at 16:33

      Oi Camila!

      Sim, é esse mesmo! Ele fica mais sólido se a temperatura ambiente é mais baixa. Aqui onde eu moro é super quente sempre, então ele fica líquido e transparente, mas quando eu moravaem Curitiba sempre estava essa pasta esbranquiçada. Para resolver isso, apenas deixe ele aquecer com o calor da sua mão por alguns segundos e pode usar, ele termina de derreter na pele.

  • Reply Heloisa 01/04/2015 at 01:24

    Você também usa shampoo e cremes para cabelos, ou parou também? Ouvi falar muito sobre pessoas que param de usar shampoo e ficam com os cabelos bonitos e hidratados apenas com água.

    • Reply dramarcella 01/04/2015 at 03:26

      Oi Hilo!! Eu uso ainda shampoo mas uma vez por semana ou duas no máximo! Nos outros dias uso bicarbonato de sódio e vinagre de maçã! o cabelo fica super leve e brilhante! Vale a pena provar!!

  • Reply Heloisa 01/04/2015 at 18:41

    Nossa, q massa, quero tentar também. Já tinha ouvido falar do vinagre de maçã, que sela as cutículas, mas como eu pinto o cabelo, não sei se daria certo largar mão dos cosméticos nesse caso.
    Sobre o óleo de coco: será que dá certo em peles oleosas? Ou tem uma alternativa nesse caso?
    Eu to gostando muito das dicas do site e tbm achei lindo o layout hehe, parabéns!

    • Reply dramarcella 04/04/2015 at 13:52

      Que bom que você está gostando Hilo, fico muito feliz!

      Para pele oleosas, pode usar óleo de coco para retirar a maquiagem, mas é importante remover o excesso com uma toalha. Para mim tem funcionado lavar o rosto de manhã com chá verde, porque ele é levemente adstringente e rico em antioxidantes. Como faço chá verde para beber todos os dias, reservo uma xícara até esfriar e depois uso no rosto.

      Me diz o que você achou depois de experimentar!

  • Reply Louise Souza 03/04/2015 at 01:14

    Olá! Adorei as dicas e com certeza vou experimentar. O que você indicaria para limpar a pele do rosto ? Tenho acne e estou sempre as voltas pra me livrar delas. Obrigado e bjs,

    • Reply dramarcella 04/04/2015 at 13:48

      Olá Louise!! Que bom que você está gostando das dicas!

      A acne pode ser causada por vários motivos, como por exemplo alimentação. Alguns alimentos são bem conhecidos por causar acne, como açúcar e leite, então eliminar esse alimentos por um período é interessante para ver se melhora.

      Eu gosto de lavar o rosto com chá verde, e uso óleo essencial de lavanda, ajuda a diminuir a inflamação da acne!

      Boa sorte!

      Beijos!

  • Reply Diana 29/07/2015 at 00:02

    Oi Marcella. Onde você encontra o óleo de coco em Vitória?

    • Reply dramarcella 29/07/2015 at 01:19

      Oi Diana!
      Você encontra nos supermercados e lojas de produtos naturais como o Veganza! Você conhece?
      Busque pelo orgânico e extra virgem. Geralmente as marcas disponíveis são Copra e Finococo
      Beijos!

  • Reply Patricia 11/11/2015 at 13:13

    Ola Marcella, tudo bem?
    O que a Ayurveda diz sobre o protetor solar, tanto rosto quanto pele, devemos usar?
    obrigada e bjs

    • Reply dramarcella 01/12/2015 at 16:53

      Olá Patricia! Esse é um tema que envolve várias questões e com certeza rende um bom post, que ficarei feliz em escrever. Por hora, posso te dizer que para a Ayurveda, assim como outras culturas tradicionais, o objetivo não é apenas bloquear a radiação através de protetor solar, e sim fazer com que a pele funcione bem exercendo suas funções como um dos maiores orgãos do nosso corpo, para que ela mesma possa se proteger naturalmente, o que acontece através de uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis!
      Obrigada pela pergunta! Beijos!

  • Reply Daniela 02/12/2015 at 19:12

    Boa tarde, Doc! Por favor, comentou sobre lavar os cabelos com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, mas e o cheiro? Obrigada! bio!

    • Reply dramarcella 08/12/2015 at 10:51

      Boa tarde Daniela! O cheiro evapora quando secamos o cabelo com o secador. Eu também costumo pingar algumas gotas de óleo essencial de lavanda na minha escova, assim ao pentear o cabelo absorve o cheirinho gostoso do óleo essencial!

  • Reply Michel 13/04/2016 at 23:17

    Adorei seu espaço. Sou acupunturista e também sempre busco por produtos naturais para nossos cuidados diários. Queria saber se o oleo de coco também é bom para aquelas coceiras e manchinhas vermelhas que aparecem as vezes, creio que alergia. Ou se ele pode causar alergia na pele.

    • Reply dramarcella 14/04/2016 at 15:08

      Oi Michel! Que ótimo, fico feliz que tenha gostado! Ele pode ser usado sim nessas manchinhas e coceiras e vai ajudar a melhorar, já que tem atividade anti viral e anti bacteriana. Alergias são muito incomuns, mas é possível que algumas pessoas apresentem, então é melhor aplicar um pouco em quem nunca usou e esperar alguns minutos para ver se tem alguma reação. Na maior parte das vezes isso não acontece 😉

  • Reply Bruna Ferreira Conceição Ferreira 26/04/2016 at 15:44

    Olá Dramarcella! ! posso usar óleo de cocô extra virgem ??

    • Reply dramarcella 17/06/2016 at 20:50

      Olá Bruna! Sim, o extra virgem é o mais indicado!

  • Reply Mariana 02/06/2016 at 16:36

    Boa Tarde, Dra. Marcela

    Eu costumava usar o oleo de coco também para fazer os bochechos. Porém, quando comecei a estudar a ayurveda, uma professora me recomendou que eu trocasse o oleo de coco pelo oleo de gergelim organico prensado a frio por causa da retração gengival. Gostaria de saber sua opinião sobre. Grata. =]

    Namastê

    • Reply dramarcella 17/06/2016 at 20:49

      Oi Mariana!

      Ambos os óleos são adequados para o bochecho, porém a indicação do mais adequado para você depende do seu dosha. Eu costumo usar o óleo de coco com mais frequencia para fazer o bochecho, porque sou predominantemente Pita.

      Namastê!

  • Reply Maria jandira da silva 14/06/2016 at 11:00

    Nossa amei as dicas, ja uso óleo de coco na alimentação, troquei o óleo de soja pelo azeite e oleo de coco, agora com estas dicas, faboloso obrigado.

    • Reply dramarcella 17/06/2016 at 20:48

      Fico muito feliz que tenha gostado Maria Jandira! Excelente troca, está no caminho certo!

  • Reply Aline 26/07/2016 at 22:40

    Adorei as dicas, Dra Marcella! Tenho a pele seca, muito sensível e alérgica, ou seja, bem complicada e comprei o óleo de coco orgânico da Finococo. Estou usando há uns 5 dias e minha pele continua irritada e seca, isso é normal? Ele geralmente demora muito tempo para fazer efeito de hidratação? Desde já, obrigada! Parabéns pelo site.

    • Reply dramarcella 11/08/2016 at 17:29

      Oi Aline!
      Fico feliz que você adorou as dicas! O efeito depende muito da pele de cada pessoa, e do que está causando essa hipersensibilidade e ressecamento. O óleo de coco ajuda a hidratar, mas é importante observar a causa desse possível desequilíbrio também. Continue usando por um mês e depois me conta como ficou! Obrigada a você!

  • Reply Ana Maria Maya 30/09/2016 at 14:58

    Qual a melhor Marca de óleo de coco?

    • Reply dramarcella 28/11/2016 at 17:45

      Olá Ana Maria

      Existem muitas marcas boas no mercado. Eu recomendo encontrar uma marca que seja orgânica e que o óleo seja extra virgem, ou seja, prensado a frio.

      Obrigada pela leitura

  • Reply vania alves 02/02/2017 at 05:32

    Bom dia,

    sou portadora do Lúpus Discoide erimatoso, tenho aquela manchas vermelhas na pele principalmente na testa, será se começar a aplicar no rosto e no corpo iria ajudar.
    Gostei muito da matéria sobre o oléo de coco, não sabia que e tão bom….
    obgda….

    • Reply dramarcella 09/04/2017 at 16:18

      Olá Vania! Que bom que você gostou do post. Espero que ele ajude a melhorar as manchas. Abraço

  • Reply Juçara Almeida 04/04/2017 at 19:56

    Dra. Marcella,

    Apresentei reação alérgica ao óleo de coco no rosto, acho que deveria informar aos consumidores que há chance disso acontecer, usei uma única vez e fiquei com bolhas no rosto, vermelhidão e inchaço.

    • Reply dramarcella 09/04/2017 at 16:25

      Olá Juçara

      Você usou o óleo de coco puro mesmo? Realmente é a primeira vez que tenho conhecimento de uma reação assim com o óleo de coco, grata por compartilhar. Sua pele tem tendência a ser sensível? Você faz algum outro tratamento de pele?

    Enviar comentário