Como manter uma atitude positiva para mudar os hábitos diários

por | 11/03/15

Perder peso pode ser um caminho complicado, difícil e doloroso. Frequentemente em minha prática, me deparo com pessoas que já fizeram os mais variados tipos de dietas, em algumas até tiveram sucesso e conseguiram perder o peso desejado, mas infelizmente, na maioria dos casos, isso dura em média 6 meses e depois acabam recuperando o peso perdido e até ganhando quilos extras. Essas pessoas já tem como meta pessoal uma alimentação saudável, porém não conseguem associar o que fazem a alcançar o peso desejado. Isso se dá por alguns motivos como:

– Maus hábitos e condicionamentos antigos – “Eu não vivo sem sobremesa!” ou “Sei que deveria fazer exercícios, mas não consigo”

– Medo de mudar e pressão familiar contra mudança – “Já foram tantas dietas que meu marido acha que eu não vou mais conseguir emagrecer”

– Uma crença teimosa na eficácia da próxima dieta – “Vou fazer a dieta do melão para emagrecer 10 kg em 5 dias até aquela festa”

– Desencorajamento diante do próprio excesso de peso – “O meu corpo é este. Melhor aceitar isso”

– Um histórico de não conseguir perder peso – “Já tentei de tudo e li um monte de livros sobre regimes, mas nada funcionou”, “Acho que meu excesso de peso é genético”

– Desejo insaciável por alimentos salgados, doces e gordurosos – “Conheço os alimentos certos, mas não resisto à frituras e sobremesas”

– Falta de tempo, o que torna mais fácil buscar produtos industrializados, redes de fast-food e lanchinhos no meio da tarde – “Eu não tenho tempo” ,”É tudo muito difícil”

São vários obstáculos na vida das pessoas. Além disso, somos vítimas de um sistema de consumo em que somos enganados por rótulos que estampam as palavras natural, light e nutritivo a fim de vender nada além de produtos industrializados, ao passo que não existem propagandas de frutas frescas, vegetais, grãos integrais e produtos orgânicos. Estamos cercados de propagandas na mídia nos dizendo o que comer, e quando estamos fora de casa, fica difícil encontrar coisas realmente saudáveis e naturais.

Então como reverter isso?

Não somos a nossa história, não somos nosso passado. Podemos criar um novo corpo através de escolhas conscientes. O corpo físico é sempre reciclado – quase todo ele – uma vez por ano (o revestimento do estômago a cada cinco dias; a pele, uma vez por mês; o esqueleto a cada três meses, o fígado a cada seis semanas, o material genético a cada seis semanas).

Sempre mudamos a atividade dos genes por meio dos mesmos sinais enviados pelos pensamentos, emoções e comportamentos. O corpo está em constante mudança. O Dr. Dean Ornish e pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstraram que o rendimento de até 500 genes pode ser alterado quando uma pessoa faz mudanças no estilo de vida, tais como alimentar-se melhor, fazer exercícios, meditar ou controlar o estresse.

Por isso, o mais importante é seguir passo a passo:

– Mude sua atitude. Torne-a positiva e crie a partir dela. Envie a mensagem do que você quer ao seu corpo, e ele vai entender.

– Coma comida de verdade, evite produtos industrializados com ingredientes incompreensíveis;

– Movimente-se, caminhe até o trabalho, pegue as escadas ao invés do elevador, dê um mergulho ou o que você preferir;

– Durma bem, procure dormir de 7 a 8 horas por noite;

– Reduza o estresse, experimente meditar por 10 minutos, faça uma aula de yoga ou o seu esporte preferido.

Para resultados a longo prazo, você deve fazer mudanças suaves para que seu corpo e seu estilo de vida aceitem. Não apenas siga a dieta da moda que funcionou para alguma celebridade. Descubra uma forma de se alimentar e se cuidar que funciona de acordo com a sua bio-individualidade.

Foi assim que deu certo para mim!

Referências:

ORNISH. D, et al. ” Effect of comprehensive lifestyle changes on telomerase activity and telomere length in men with biopsy-proven low-risk prostate cancer: 5-year follow-up of a descriptive pilot study”. The Lancet Oncology, Volume 14, Issue 11, October 2013, Pages 1112–1120

ORNISH. D, et al. ” Changes in prostate gene expression in men undergoing an intensive nutrition and lifestyle intervention”. vol. 105 no. 24 Dean Ornish,  8369–8374, doi: 10.1073/pnas.0803080105

Chopra, Deepak. Você tem fome de quê? : a solução definitiva para perder peso, ganhar confiança e viver com leveza/ Deepak Chopra : tradução Maria Sylvia Corrêa. -1. ed. -São Paulo: Alaúde, 2014

1 Comentário

  1. TT

    Adorei o texto!
    Em especial, a parte sobre a reciclagem do corpo! Que coisa incrível!!! Como desconhecemos nosso corpo!
    Poderia escrever mais sobre este tema?
    Grata?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil