Receitas

A melhor guacamole

Abacates são sem dúvida a minha gordura saudável favorita. Eles não só tem uma textura cremosa e um gosto sensacional, como também são ricos em fibras, potássio, e aproximadamente 20 outras vitaminas e minerais. Mais de 75% da gordura encontrada nos abacates é insaturada, o tipo de gordura “boa” que promove a saúde do coração, ajuda a equilibrar o açúcar sanguíneo e produz hormônios saudáveis.

Curiosamente, quando abacates são comidos com tomates, como nessa receita de hoje, a absorção dos carotenóides e licopenos, ou seja, dos antioxidantes encontrados no tomate é aumentada pelas gorduras saudáveis ​​presentes nos abacates. Eles também são ricos em uma enzima, a glutationa, um dos principais antioxidantes responsáveis por eliminar as toxinas do nosso corpo.

Aqui no Brasil, geralmente o abacate é comido apenas doce, batido em vitaminas, porém, em outras culturas, como no México, ele é usado amplamente na culinária servido com tortilhas de milho ou trigo com feijão, nos pratos mais populares como nachos, tacos, fajitas, etc.

guacamole-2

Essa receita é um clássico da culinária mexicana e está aqui hoje por sua praticidade e seu sabor maravilhoso. Todos os ingredientes são muito saudáveis, veganos e sem glúten. Pode ser um complemento para saladas – para mim fica perfeito com rúcula – um acompanhamento para feijão, recheio de sanduíches, tapioca, ou o que mais a sua criatividade mandar. Sirva também com uma variedade de legumes grelhados – brócolis, couve-flor, batata-doce, erva-doce, cenoura, pimentão, cogumelos, aspargos, abobrinha.

Guacamole

Ingredientes

  •  1 abacate grande maduro
  • 1 pimenta dedo de moça
  • 8 tomates cereja
  • 1 pimentão vermelho ou verde (orgânico)
  • Um punhado de coentro fresco
  • 2 limões ou menos se preferir menos ácido
  • sal

* opcional: ½ cebola roxa picada.

Rende 1 tigela grande

Preparo:

1-    Retire o abacate da casca e remova a semente. Coloque a “carne” do abacate em uma tigela e amasse com um garfo para criar uma textura ligeiramente grosseira.

2-    Em seguida, corte os tomates cereja, a pimenta e o pimentão em pequenos cubos, mas retire as sementes antes. Esprema o limão e adicione uma quantidade generosa de sal e o coentro. Mexa bem e sirva. Dura de 2 a 3 dias no máximo na geladeira em um recipiente fechado. Adicione fatias bem finas de limão a superfície para conservar melhor.

guacamole-3

Burrito vegano com feijão chilli, guacamole e sour cream

Qual seu jeito preferido de comer abacate? Você já tem o costume de comer guacamole? Conte-me abaixo nos comentários!

Gostou? Compartilhe!!

 

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comentários

  • Reply T 24/02/2016 at 23:58

    Eu adorei! Eu só como abacate salgado, como é delicioso! E a receita passada é delícia! Já experimentaram carpacciobde abacate???

    • Reply dramarcella 01/03/2016 at 22:51

      Hummm que delícia! Nunca provei carpaccio de abacate mas já fiquei com água na boca!!

  • Reply Paula 07/04/2017 at 12:15

    Nunca comi guacamole, mas vou experimentar, parece ter uma cara boa.

    • Reply dramarcella 09/04/2017 at 16:14

      Experimenta e depois conta o que achou!! ; )

    Enviar comentário