Receitas

Arroz vermelho com leite de coco e shimeji

Essa receita é deliciosa, simples, nutritiva, e por isso é ótima para fazer quando receber amigos em casa (se você contar que é vegana e sem glúten eles não vão acreditar). Eu adoro a culinária baiana, e acho a combinação de leite de coco com coentro perfeita, já que é levemente doce, fresca e super cremosa. A primeira vez que eu fiz essa receita, achei que seria o suficiente para comer em duas refeições diferentes, mas ela acabou antes do esperado, devoramos tudo de uma vez. Aqui em casa foi descrita como uma experiência gastronômica. Só de lembrar o cheirinho do alho fritando no óleo de coco começa a me dar água na boca.

Ela é feita com óleo de coco, um superalimento e um dos melhores óleos para serem usados em culinária, uma vez que que ele supera altas temperaturas sem se transformar em gordura trans, algo que acontece com a maioria dos óleos quando são aquecidos e que os torna prejudiciais porque o corpo reconhece esse tipo de gordura trans como um componente estranho e extremamente inflamatório.

O óleo de coco, além de ser rico em vitaminas A e E e minerais, ajuda na queima de gordura corporal e prolonga a sensação de saciedade proporcionando perda de peso.

O arroz integral por ser um carboidrato complexo ajuda a controlar os níveis de açúcar sanguíneos e contém uma forma única do antioxidante vitamina E, o tocotrienol, que reduz o excesso de gordura e colesterol no sangue e ainda aumenta a imunidade. Além disso, de acordo com a Medicina Chinesa, a casca do arroz (que é retirada no processamento do arroz branco) contém propriedades calmantes, o que hoje é explicado pela nutrição moderna devido a abundância em vitaminas do complexo B e minerais presentes neste alimento.

Nessa receita eu usei o arroz vermelho porque o acho muito saboroso e porque era o que tinha em casa, mas você pode usar o que preferir.

Arroz vermelho com leite de coco e shimeji

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo de coco

800 ml de água

1 ½ xícara de arroz vermelho

2 alhos picados

1 colher de chá de sal marinho

200 gramas de cogumelos tipo shimeji, sem talo

1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

½ xícara de leite de côco

1 punhado de coentro fresco picado

pimenta do reino a gosto

suco de ½ limão

 

Preparo:

1 -Coloque a água para ferver para cozinhar o arroz;

2- Adicione o óleo de coco a uma panela pequena ou média, acrescente o alho e deixe fritar por 30 segundos;

3-Adicione o arroz, o sal e mexa em fogo baixo por aproximadamente 1 minuto até misturar bem o alho e o arroz, para então adicionar metade da água fervente. Adicione o restante da água aos poucos, a medida que o arroz for cozinhando e a água secando. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 30 a 40 minutos;

4- Aqueça uma frigideira, adicione o azeite e os cogumelos e a seguir acrescente o limão. Refogue os cogumelos até eles murcharem, o que leva em torno de 4 a 5 min. Acrescente o shoyu, mexa bem e reserve;

5- Quando o arroz estiver cozido e a água tiver secado totalmente, adicione o coentro e o leite de coco e mexa bem até o leite de coco ficar levemente cremoso. Acrescente os cogumelos. Desligue o fogo. Adicione a pimenta, prove e corrija o sal se necessário.

Serve 2 pessoas como prato principal.

 

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

Enviar comentário