Beleza

Como melhorar a sua pele através do Ayurveda

Ayurveda, que em sânscrito significa ciência da vida, é a ciência indiana da medicina natural cujos escritos datam mais de 5.000 anos,  e funciona como um guia de estilo de vida para o bem-estar de um indivíduo, e principalmente como um poderoso sistema de medicina que proporciona resultados duradouros abordando as causas fundamentais da doença.

Dentro da Ayurveda, a relação entre os seres humanos e seu meio ambiente é considerada sagrada e manter esse equilíbrio é fundamental para o nosso bem-estar, já que segundo essa ciência tudo no universo é composto por cinco elementos básicos: éter (espaço), Água, Fogo, Terra e Ar. Eles se manifestam na constituição humana em três doshas básicos: Vata (éter, ar), Pitta (fogo e água) e Kapha (Terra e Água). Dosha pode ser ententido como um biotipo, e compreender o seu dosha ajuda a direcionar as escolhas de estilo de vida, bem como diagnosticar as causas do desequilíbrio no seu corpo.

Para simplificar, as doenças (desde o estresse que causa acne a dores de estômago) se originam quando há um desequilíbrio. Todos os tratamentos Ayurvedicos tem como objetivo trazer de volta esse equilíbrio. O excesso simultâneo dos 3 doshas é a causa de todas as desordens de pele, mas um dosha geralmente é predominante para cada condição.

Problemas de pele estão entre as queixas mais comuns no meu consultório, principalmente nas mulheres. Apesar de cada dosha ser definido por inúmeras características e elementos, hoje estamos falando sobre pele e antes de começar é importante que você identifique o seu biotipo na Ayurveda:

Vata: a pele tende a ser ressecada e com uma tendência a rugas. É fria ao toque e muitas vezes este tipo de pele é mais propensa a experimentar secura excessiva, podendo apresentar fissuras ou úlceras, descamação e até mesmo eczema em períodos de stress.
Pitta: a pele é normalmente suave, oleosa, clara ou pálida e quente ao toque. Este tipo de pele é mais propenso a erupções cutâneas, dermatites, acne e feridas quando está enfrentando um desequilíbrio.
Kapha: a pele é espessa, oleosa, normalmente muito leve e fresca ao toque. Em uma pele tipo Kapha é comum visualizar poros dilatados, cravos e retenção de água em momentos de desequilíbrio.
Agora que você já descobriu seu tipo de pele, vamos começar a explorar rituais ayurvédicos que trabalham para restaurar a beleza. Aqui estão três áreas da vida em que é crucial ouvir o seu dosha e entrar em ação para corrigir quaisquer desequilíbrios e melhorar a qualidade de sua pele:

1. Alimentação
Alimentos e água são a principal forma de nutrição para a sua pele, por isso, alimente-se bem e coma para seu biotipo ou dosha. A Ayurveda recomenda alimentos frescos e sazonais. O mais importante aqui é que alimentos incompatíveis criam toxinas, que por sua vez criam o desequilíbrio em seus doshas básicos.

2. Estilo de vida e exercício

Praticar uma atividade física e ter um sono de qualidade têm um enorme impacto sobre a saúde e vitalidade da sua pele, assim como técnicas de redução de estresse. Este é um importante gatilho de afecções como a acne até a psoríase. Exercite-se 5 vezes por semana até suar. O suor é uma importante via de eliminação de toxinas que podem prejudicar a pele. Yoga e meditação (ou apenas uma respiração mais lenta e profunda) são ótimas ferramentas para alcançar os três ao mesmo tempo.

3. Cuidados com a pele

Vata: Este tipo de pele seca rapidamente e é especialmente vulnerável a mudanças no clima. A pele Vata deve ser protegida do calor e frio extremos, e cuidada para reter seus óleos naturais e umidade. Evite banhos de água quente e certifique-se de usar sabonetes com um pH equilibrado, além de beber muita água para que a hidratação ocorra de dentro para fora. Adicione folhas de hortelã na sua pele em um banho quente com bastante vapor para abrir os poros e aumentar a circulação. O abacate é rico em antioxidantes e também ótimo para a pele Vata, já que é rico em ácidos graxos e vitamina E. Aplique o abacate amassado sobre a pele para hidratar por 15 a 20 min e depois lave no banho.

Pitta: Esta pele é muito suscetível a erupções cutâneas, por isso precisa ser tratada com cuidado. A limpeza com água de rosas, uma esfoliação de açúcar e mel e hidratação com óleo de coco são ótimas opções.

Kapha: Este tipo de pele é geralmente oleosa e propensa à acne, por isso é importante evitar laticínios em sua dieta. Em relação a cuidados da pele, esfoliação com sal marinho e mel é uma boa opção, assim como adicionar açafrão a sua comida.

É importante lembrar, que segundo a Ayurveda, o corpo leva de 3 a 5 anos para se acostumar a mudanças de hábitos e climáticas. Esse é um dos motivos porque é sugerido que mudanças em direção a um estilo de vida saudável devem ser feitas gradualmente. Leva tempo para um corpo intoxicado se purificar, novas células crescerem e uma nova forma de vida e saúde ser criada.

O meu dosha predominante é Pitta e o óleo de coco tem sido perfeito para a minha pele. Como é a sua e o que você tem feito que tem dado certo? Se você quiser descobrir seu dosha ou saber mais sobre Ayurveda, dicas de beleza natural ou qualquer outra coisa, entre em contato por aqui para agendar uma conversa comigo.

Gostou? Compartilhe!

Referências:

1- Tirtha, Swami S. S. The Ayurveda Enciclopedia: Natural secrets to Healing, Prevention and Longevity. Bayville/ NY: Ayurveda Holistic Center Press, 2005

Previous Post Next Post

You Might Also Like

Enviar comentário