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Como o estresse pode prejudicar sua saúde?

Ultimamente eu tenho trabalhado em vários projetos paralelos ao consultório e por mais que eu ame o meu trabalho, todos sabemos como é fácil ficar estressada quando temos muitas coisas para resolver, compromissos, problemas, etc. Estresse é algo que está presente na vida de quase todo mundo. Mas o que é o estresse?

Por definição é a resposta do seu cérebro a qualquer estímulo interno ou externo. Isso pode acontecer por uma mudança em seu estilo de vida, um dano físico como uma ferida, exercícios em excesso, cicatrização de uma cirurgia; e claro, estresse emocional causado por problemas no trabalho, relacionamentos, perdas, emoções, condições financeiras, etc.

O estresse não é algo bom ou ruim, simplesmente é. Como reagimos, lidamos, manifestamos, e gerimos o stress é onde está toda a magia – ou melhor, desafio. Os impactos do estresse em nossa saúde e nosso corpo podem se manifestar em uma infinidade de formas, incluindo alterações hormonais, reações do sistema nervoso, alterações no peso e sono, má digestão, doenças cardiovasculares, diminuição da imunidade, desequilíbrios do sistema reprodutivo, insônia, síndrome de fadiga crônica, distúrbios da tireóide, depressão, entre outras.

O estresse é uma resposta fisiológica necessária principalmente em situações de perigo. Por exemplo, se nos deparássemos frente a frente a um leão, precisaríamos de nossa resposta ao estresse para dar um impulso a todo gás para começar a correr, respirar mais rápido para fornecer oxigênio como combustível aos músculos e a liberação de hormônios das glândulas supra-renais, principalmente o cortisol, para aumentar nosso foco e usar as reservas de energia como combustível para fugir do perigo.

O cortisol não é um hormônio ruim, mas quando se torna elevado cronicamente esse hormônio sinaliza ao seu corpo para ele comer mais do que precisa porque está reagindo a um instinto de sobrevivência e não a um prazo do trabalho ou a 2 horas de trânsito. O cortisol é necessário, porém, altos níveis desse hormônio por muitas horas irão contribuir para um estado de inflamação silenciosa crônica e especialmente para o ganho de peso abdominal. Por isso é importante aprender como podemos desligar essa elevada resposta ao estresse quando ele não é necessário.

Para mim, yoga e meditação são ferramentas infalíveis para ajudar a aliviar o estresse. Com o ritmo em que as coisas acontecem, tão rápido e emocionante, podemos nos sentir sobrecarregadas com facilidade. Yoga e meditação me ajudam muito e podem ajudar você a manejar pensamentos negativos, listas de afazeres, pressões, ansiedades, etc.; é a única coisa que posso fazer para me centrar completamente e voltar para o meu verdadeiro eu, sentir-me feliz, alerta, energizada, e poder continuar a fazer o que faço melhor.

Quase todos os dias eu medito por alguns minutos depois da minha prática de yoga antes de começar meu dia de trabalho em um local especial na minha casa. Se você nunca fez yoga, tente uma aula experimental ou apenas sente em silêncio para observar sua respiração por alguns minutos. Pode ser uma meditação andando em um jardim ou parque, na praia ou mesmo em seu carro enquanto você dirige – você pode respirar fundo em qualquer lugar. O objetivo não é  “não pensar” porque os pensamentos virão, o desafio da prática é permitir que esses pensamentos flutuem como uma pequena bolha e não atribuir uma reação dando-lhes mais poder para tirar o momento presente.

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2 Comentários

  • Reply Eviner Intra 22/07/2015 at 03:07

    Excelente texto. Parabéns!
    Abraços!

    • Reply dramarcella 27/07/2015 at 19:11

      Obrigada por ter lido Eviner!
      Que bom que você gostou!
      Abraço!!

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