Beleza

Descubra 5 ingredientes que você deve evitar nos cosméticos

Você sabia que  uma mulher ingere em média aproximadamente 500 produtos químicos por dia na forma de cosméticos?

A pele é o maior órgão do corpo humano, e tudo que colocamos nela é absorvido e chega até a nossa corrente sanguínea. Ela absorve em média 60% de qualquer produto tópico que usamos. Por isso, há quem diga que “só coloca na pele aquilo que pode colocar na boca”. Eu não fazia ideia de quão tóxico os cosméticos podem ser até começar a ter reações alérgicas aos esmaltes. Foi então que tomei conhecimento do uso de toluenos, parabenos e outros químicos usados pela indústria cosmética e seu potencial danoso.

Por sorte o meu corpo deu sinais de que tinha algo que não estava funcionando bem para ele. Minha pele, principalmente nas pálpebras, começava coçar muito, ficava vermelha e irritada. Demorou mais de um ano para descobrir porque isso estava acontecendo, já que eu nunca havia apresentado nenhuma alergia até então. Confesso que a princípio detestei essa reação, já que na época os únicos esmaltes livres desses ingredientes eram importados e por isso o preço era altíssimo, mas hoje fico feliz por ter descoberto e mudado algo que poderia ter me feito um mal muito maior no futuro.

O fato é que como na maior parte das coisas em nossas vidas, seguimos o fluxo e não nos perguntamos qual efeito que as nossas práticas diárias tem em nossa saúde. Isso inclui desde o que comemos até o uso de desodorantes. Todo mundo come agrotóxicos, todo mundo usa desodorantes, o mercado está cheio deles, então é seguro, certo? Não necessariamente. A pele é uma das principais vias de eliminação de toxinas. Mesmo assim, os produtos de higiene e de beleza disponíveis no mercado são altamente ricos em químicos prejudiciais a saúde.

Leia a seguir quais produtos você deve tomar mais cuidado antes de usar:

Parabenos: Esses preservativos são usados em produtos de higiene pessoal, cosméticos e até em produtos para bebês. Foram associados a interrupção do funcionamento adequado do sistema endócrino e alergias severas.(1)

Toluenos: É um derivado do petróleo usado em esmaltes e cosméticos. Essa neurotoxina pode afetar a função cerebral e o sistema nervoso central. Também pode interferir no desenvolvimento normal do feto e na infância.(2)

Alumínio: Esse metal amplamente usado pode ser encontrado em quase tudo, desde desodorantes antiperspirantes a pastas de dente e shampoo. Como alguns desses produtos por exemplo, o desodorante, é aplicado a pele próxima as mamas, há uma grande preocupação de quando esse metal é absorvido pode causar um efeito análogo ao estrogênio, prejudicando o sistema endócrino e tendo um efeito potencialmente carcinogênico.(3)

Sodium Lauril Sulfato: Esse químico industrial foi desenvolvido para limpar e fazer espuma. É encontrado tipicamente em shampoo, sabonetes líquidos e pastas de dente. Apesar de não ser fundamentalmente prejudicial, a etoxilação (processo de industrialização química) forma como resultado o 1,4- dioxano que é carcinogênico e pode interferir no sistema imune.

Formaldeído: Esse composto tóxico altamente volátil é encontrado principalmente em esmaltes e produtos para alisar o cabelo. É volatilizado no ar e é tóxico para o sistema nervoso, para o fígado e carcinogênico.(2,3)

A ideia desse post não é assustar vocês e instaurar o caos. Você não precisa tomar uma decisão drástica e jogar toda a prateleira do seu banheiro fora. Mas não deixe aquele pensamento comum de que – hoje em dia não temos saída, tudo causa câncer mesmo – tome conta de você (estranho, mas ouço muito isso). O importante é termos consciência de quantos e de como estamos usando esses produtos. Será que realmente precisamos de 3 ou 4 tipos de produtos diferente para o cabelo, hidratantes, perfumes, maquiagens, removedor de maquiagem e tudo mais todos os dias?

Comece lendo a lista de ingredientes dos seus cosméticos e quando identificar algum desses componentes limite ou reduza o seu uso. Eu tenho usado produtos totalmente naturais e meu corpo está respondendo muito bem. O óleo de coco é o meu produto coringa, e você pode ler aqui como incluir na sua rotina. Na próxima vez que você for as compras, procure por produtos que contém ingredientes naturais como manteiga de karité, óleo de amêndoas, óleos essenciais naturais e evite comprar novos produtos que contenham toxinas, fragrâncias artificiais e minerais.

O que você acha? Tem alguma marca ou algum produto que você recomenda?

Gostou? Compartilhe!

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comentários

  • Reply Camila 29/07/2015 at 14:49

    Oi Marcella! Você poderia fazer um post com os cosméticos que você indica e onde comprar né? Fico em dúvida quanto a alguns shampoos e condicionadores, que apesar de não ter sulfatos e parabenos tem aquele tal cococamidopropyl betaine que dizem que também não é muito bom! Beijos

    • Reply dramarcella 01/08/2015 at 00:22

      Oi Camila!!

      Vou fazer esse post sim, obrigada pela sugestão!! No momento estou usando um shampoo e condicionador artesanal feito por uma profissional cabeleireira ayurvédica do Rio de Janeiro, totalmente natural e estou adorando! Posso te passar o contato dela, Monica Felix de Lima. Ela está agora começando com uma linha para pele também bem legal!

      Beijos

  • Reply heloisa 29/07/2015 at 14:55

    Oi Marcella, achei isso aqui interessante:
    http://belezavegan.blogspot.com.br/2014/04/diy-receita-de-serum-anti-rugas-caseiro.html

    deu vontade de fazer!

    bjao

    • Reply dramarcella 01/08/2015 at 00:28

      Oi Hilo!

      Achei super legal a receita! Eu gosto de amassar morangos orgânicos frescos e misturar com óleo essencial de gerânio ou de lavanda, que são ótimos para a pele. Os morangos são extremamente ricos em vitamina C e dão conta do recado!

      Me conta como foi se você fizer uma das opções!

      Beijos!!

    Enviar comentário