Dicas, Saúde Integrativa

Descubra como encontrar a alimentação ideal para você

Apesar de seguir o veganismo como estilo de vida por defender as causas animais e ambientalistas, hoje eu gostaria de introduzir um conceito da alimentação baseada em plantas (plant based diet), que compreende um estilo de alimentação baseado em alimentos sazonais (da época), locais ( provenientes de agricultura familiar próxima), frescos e integrais.

Uma alimentação baseada em plantas pode abranger uma grande variedade de alimentos e dietas, porém com algo em comum entre todas elas. Sua base está enraizada no consumo de vegetais frescos, frutas, nozes, sementes, grãos integrais, legumes e outros alimentos que oriundos das plantas. Desse modo, você não se limita a títulos de vegano, vegetariano, crudívoro, macrobiótico, etc .; e sim, pode usa-los como modelos a partir dos quais é possível criar uma dieta personalizada, ou seja, que significa ter uma dieta baseada predominantemente em plantas.

Não há um tipo de alimentação ideal para todos. Cada indivíduo tem necessidades diferentes em diferentes fases da vida. Meu trabalho como médica e coach em saúde é ajudar meus pacientes a descobrirem quais alimentos os beneficiam através do auto-conhecimento, e não apenas impor uma alimentação que eu acho mais adequada sem sua participação e  sem considerar suas peculiaridades. Por isso, não sou fã de rotulagens, especialmente quando nos referimos a estilos alimentares, já que isso cria toda uma identidade reducionista em torno de ser ” vegetariano”, ” crudívoro”, “paleo “, etc.

Através da minha experiência diária com pessoas que estão buscando mudar sua alimentação para se tornarem mais saudáveis, pude perceber que essa rotulagem pode criar uma resistência às mudanças, uma vez que remetem a diretrizes rigorosas e difíceis de serem seguidas no dia-a-dia.

Eu realmente acredito que nós podemos seguir o que gostamos de determinadas dietas e deixar para trás o que não nutre nossos corpos individualmente, para criar o próprio estilo de alimentação que funciona melhor para cada um!

Dica: Para saber como seu corpo está reagindo a determinados tipos de alimentos e qual o melhor tipo de alimentação para você, experimente fazer um diário alimentar. Anote no seu celular ou agenda quais foram os principais alimentos e refeições do dia e como você se sentiu após te-los ingerido. No final da semana, você vai perceber que tem muitas informações sobre você das quais nunca havia se dado conta. Aqui seguem 3 perguntas que você pode fazer a si mesma antes de escrever:

  • Depois dessa refeição, estou me sentindo energizada e leve ou pesada e com sono?
  • Como meu intestino recebeu essa refeição? Houve formação de gases e sensação de abdome inchado?
  • Depois de comer esse alimento, me senti satisfeita e nutrida, ou com vontade de comer mais?

Espero que tenha gostado do post!

Qual estilo de alimentação tem funcionado bem para você? Vou adorar ler seu comentário aqui abaixo ou no facebook.

Gostou? Compartilhe!

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply Amelua 18/10/2015 at 21:47

    Gostaria de receber receitas minha filha e vejetariano não sei o k cozinhar

    • Reply dramarcella 23/10/2015 at 02:33

      Oi Amelua! Você encontra várias receitas aqui na categoria Receitas, todas são veganas, sem nada de origem animal e também pode me seguir nas redes sociais para acompanhar o que eu vou postando do meu dia a dia para usar como inspiração! Obrigada pelo comentário!

    Enviar comentário