Artigos

O que nossos ancestrais comiam na idade das cavernas?

Como prometido no último post, hoje o tema é a Dieta do Paleolítico, também conhecida como dieta Paleo ou Primal, que é baseada na crença de que nossos ancestrais das cavernas tinham uma alimentação que resultou em uma ótima saúde. Isso inclui carnes, peixes, legumes, frutas silvestres, ovos, nozes, e muito mais.

O objetivo da abordagem Paleo é consumir alimentos que os homens das cavernas consumiam há milhões de anos atrás, antes do cultivo de grãos e legumes e bem antes da invenção de alimentos embalados e processados. De acordo com os defensores da dieta, se é algo que um homem das cavernas não comeria, as pessoas modernas também não deveriam comer.

Alguns seguidores desta abordagem escolhem enfatizar vegetais e minimizar a carne; no entanto, todos os seguidores paleolíticos dão ênfase a carnes orgânicas e animais alimentados com pasto. Embora presentes, frutas são limitadas, uma vez que a freqüência com que eram encontradas nesse período é considerada baixa se comparada a atualmente.

Também é fortemente recomendado exercício vigoroso, como o cross-fit, além de ser encorajado que as pessoas que estão seguindo a dieta só comam quando tenham realmente fome e que garantam boa quantidade de exposição ao sol diariamente para obter vitamina D.

Infelizmente aqui no Brasil carnes orgânicas são muito caras e não estão acessíveis a todos e, com a vida atarefada que levamos, não temos tempo para ficar expostos ao sol por várias horas todos os dias.

A mensagem principal é: sempre tenha em mente que não há uma dieta ideal para todos. Temos que encontrar quais alimentos nos fazem bem como indivíduos únicos no mundo. Alguns podem se beneficiar muito com a dieta paleolítica, e outros, com uma dieta vegana. Eu tenho me dado muito bem com uma alimentação predominantemente vegana e yoga.

O que está dando certo para você? Você conseguiria seguir a Paleolítica?

Se você ficou curios@ para saber mais sobre a Paleo ou tiver qualquer outra dúvida, por favor não hesite em comentar abaixo ou envie um email.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply Laura 23/02/2015 at 15:40

    Acho que poderia tentar.. Eliminar alimentos processados seria bom para todos e todas dietas. É o melhor caminho.. Mas particularmente sentiria muita falta das frutas, pois elas tem sido minhas fortes aliadas contra a vontade de comer doce. Adorei o post!!!

  • Reply dramarcella 24/02/2015 at 12:23

    Com certeza, também não vejo a minha vida sem frutas!

    Obrigada Laura!

  • Enviar comentário