Penne de espinafre e shitake com creme de castanha de caju

por | 16/12/14

Macarrão é um prato que geralmente agrada a todos, é  fácil e rápido e cai bem no almoço ou no jantar. É uma das minhas comidas favoritas, e a primeira que eu aprendi a cozinhar. Adicionando verduras como o espinafre, ele fica mais nutritivo e super delicioso, já que o espinafre fornece uma boa quantidade de vitaminas A e C, magnésio, ferro, potássio e fibras.

Os cogumelos shitake são conhecidos pela medicina oriental como o “elixir da vida” por suas propriedades que combatem doenças e aumentam a longevidade. São ricos em proteínas, contém fitonutrientes anti-cancerígenos e imuno-estimulantes como as vitaminas B, C, D e E e ainda reduzem o colesterol “ruim” LDL por serem ricos em antioxidantes. Além disso contém baixas quantidades de carboidratos e gorduras, sendo uma ótima opção para quem está querendo perder peso.

As castanhas de caju são jóias nativas brasileiras que fazem bem ao coração, pois contém gorduras “boas” como o ácido oleico, uma gordura monoinsaturada presente também no azeite de oliva. Elas também fazem bem a saúde dos ossos, e principalmente, auxiliam na perda e manutenção de peso, já que são ricas e fibras e proteínas e mantém os níveis de açúcar no sangue equilibrados. Esse creme de castanhas é uma receita adaptada do Guia do Herbívoro Feliz, que pode ser adquirido pelo valor que você escolher. Isso aí, o objetivo da autora, Sandra Guimarães, é tornar a alimentação vegana e saudável acessível a todos e você vai escolher o quanto acha justo pagar pelo conteúdo. Vale a pena!

Essa é uma das receitas preferidas aqui em casa, e querendo perder peso ou não, tenho certeza de que esse prato irá agradar tanto o seu corpo como seu paladar!

 

Penne de espinafre e shitake com creme de castanha de caju

Escolha um macarrão sem glúten se preferir, como os que são feitos de arroz, milho ou quinoa. São várias as opções no mercado.

300g de macarrão tipo penne integral
1 1/2 xícara (200 g) de shitake cortado em fatias
250 g de espinafre sem o talo picado grosseiramente (ou um maço)
1 cebola pequena cortada em fatias finas
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de açafrão
1/2 limão
Sementes de abóbora e girassol à gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

 

Creme de castanhas de caju

1 xícara de castanha de caju natural de molho por 6 horas (não tostada e sem sal)
suco de 1/2 limão pequeno
1 3/4 xícara de água
1/2 colher de chá de amido de milho
1/4 colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de noz moscada ralada

 

Preparo:

1-Coloque uma panela média com aproximadamente 2 litros de água e leve ao fogo.

2-Escorra as castanhas e bata no liqüidificador com os outros ingredientes do creme menos a noz moscada. Bata até as castanhas se desfazerem. Isso pode levar alguns minutos. Reserve.

3-Retire e descarte o talo dos cogumelos e corte-os em fatias finas. Adicione uma colher de sopa de azeite em uma frigideira grande, leve ao fogo médio e adicione os cogumelos. Tempere com o açafrão e esprema a outra metade do limão sobre os cogumelos e mexa. Deixe dourar levemente dois dois lados, o que pode levar mais ou menos 5 minutos, até que eles não estejam mais opacos e fiquem brilhantes e macios. Deve-se ter cuidado para não cozinhar demais porque eles ficam borrachudos. Reserve.

4-Quando a água estiver fervendo adicione uma pitada de sal e o macarrão e deixe cozinhar em fogo baixo, por aproximadamente 10 minutos.

5-Enquanto o macarrão cozinha, adicione um fio de azeite a frigideira, doure a cebola e o alho e depois acrescente o espinafre picado. Mexa e deixe cozinhar tampado por 1 minuto. Quando todo o espinafre tiver diminuído bastante de tamanho junte novamente os cogumelos, adicione o creme e deixe cozinhar em fogo baixo mexendo até o creme engrossar. Ele fica cremoso como um molho branco convencional. Depois acrescente a noz moscada e misture bem. Se ralada na hora, o sabor é mais intenso.

6-Escorra o macarrão e adicione o creme com espinafre e cogumelos e mexa bem.

7-Prove, se necessário adicione mais sal e tempere com pimenta do reino a gosto, de preferência moída na hora. Adicione as sementes e sirva imediatamente.

Serve 3 pessoas.

0 comentários

pt_BRPortuguês do Brasil