Saúde Integrativa

Porque comida é remédio?

Tâmaras, frutos da palmeira assim como o coco e o dendê, são algumas das plantas cultivadas mais antigas conhecidas no registro histórico; na verdade, são tão antigas que não sabemos ao certo onde se originaram. Foram extremamente importantes para dar suporte a vida e nutrição em regiões que  muitas vezes são escassas em recursos comestíveis como nos desertos.

Estão cada vez mais sendo pesquisadas como um poderoso alimento medicinal. Mesmo enquanto as análises científicas das tâmaras estão começando a revelar que elas são densamente carregadas com uma ampla gama de minerais, vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos, é preciso levar em conta que não são apenas fontes de energia e blocos de material de construção para o nosso corpo. Temos de reconhecer que são também fontes de alto valor biológico, ou seja, de informações.

Quando analisamos um alimento em termos de minerais, vitaminas, e macronutrientes (por exemplo, lipídios, gorduras e proteínas) que acreditamos serem responsáveis ​​pelas suas propriedades nutritivas e de sustentação da vida, estamos nos restringindo a apenas uma parte do que ele tem a nos oferecer.

Alimentos contêm centenas, senão milhares, de biomoléculas fisiologicamente importantes que em conjunto modulam a expressão de milhões de genes em nosso corpo, assim como afetam a nossa microbioma. É por isso que quando dizemos que comida é medicina, não estamos simplesmente usando uma metáfora. Sabemos agora que o alimento é capaz, a um nível molecular, de modular positivamente uma ampla gama de vias biológicas, simultaneamente, de uma maneira que as drogas simplesmente não conseguem replicar.

Na verdade, acredito que alimentos contém uma quantidade imensa, se não infinita, de informações que nosso corpo usa para regular uma expressão genética ideal, especialmente em momentos de estresse ou desequilíbrio. Sabemos disso por meio da curcumina, por exemplo, que é apenas uma das centenas de biomoléculas encontradas na especiaria açafrão e é capaz de modular mais de 2000 genes simultaneamente em uma linhagem celular cancerígena, com um resultado final positivo.

Tanto a especificidade quanto a amplitude através da qual estes compostos alimentares são capazes de corrigir os desequilíbrios é simplesmente incrível e revelam uma inteligência interna de certas plantas e determinados alimentos com finalidade medicinal que não podem nem ser explicadas em termos e métodos das ciências reducionistas que ainda constituem a base da nossa compreensão da nutrição convencional.

Então como o assunto de hoje começou com tâmaras, aqui vão algumas dicas sobre elas para você:

Onde Comprar | lojas de alimentos saudáveis, supermercados ou lojas online.

Dicas e Truques | tâmaras são ótimas opções pré / pós-treino porque fornecem rápida digestão de carboidratos e açúcares simples. Eu armazeno as minhas tâmaras na geladeira porque onde eu moro é muito quente, mas você pode armazenar em um frasco de vidro hermético na sua despensa para mantê-las macias e prontas para serem usadas em receitas.

Então o que você está esperando para incluir esse e outros alimentos ricos em história e nutrientes na sua vida?

Aqui seguem algumas sugestões para você começar:brownies batata doce

 brigadeiros do bem

mousse de cacau super saudável

brownie de batata doce

Gostou? Compartilhe!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comentários

  • Reply Ana Paolla 25/08/2015 at 17:38

    Olá, Dra. Marcella, tudo bem? Adorei seu post! Acho excelente a maneira com que você relaciona os alimentos ao controle gênico, mostrando que há mais coisas envolvidas do que imaginamos. Que nosso organismo é algo bastante complexo, logo, a escolha de nossos alimentos e hábitos não pode ser feito de maneira tão simplificada. Gostaria de saber, por favor, se possível, se você poderia esclarecer um pouquinho sobre o antes e depois de pessoas que pararam de ingerir carne, o que muda em nosso organismo. Muito obrigada por compartilhar conosco! Abraços.

    • Reply dramarcella 31/08/2015 at 18:40

      Oi Ana Paolla! Que bom que você gostou do post! Com certeza, pode deixar que irei escrever um post sobre isso!Obrigada por estar acompanhando!! Abraços!

  • Reply TT 25/09/2015 at 10:47

    Oi! Marcela, excelentes informações sobre os alimentos e como eles podem contribuir pra nossa saúde! Desafio: conjugar isso com a nossa correria cotidiana! Eu armazéno as tâmaras secas fora da geladeira e nunca tive problema… E quando estão suculentas, são uma delícia! Grata por compartilhar tudo isso conosco!

    • Reply dramarcella 29/09/2015 at 20:21

      Oi Teresa!!! Obrigada pela dica e por ter lido!!

      Beijos!!

    Enviar comentário