Minha história

Acredite ou não, minha vida nem sempre foi suco verde e yoga. Houve um tempo (muito tempo) em que eu vivia doente, cansada, sem energia…agradeço por nunca ter tido nada grave, mas, desde criança apresentava um sistema respiratório delicado, tinha infecções de garganta recorrentes que resultavam em uso de antiobióticos várias vezes ao ano, uma rinite crônica que me incomodava todos os dias desde o despertar, e que já não melhorava com nenhum tipo de antialérgico (após uso diário contínuo, eles pararam de fazer efeito) e muitas vezes resultava em sinusite, que também precisava de mais antibióticos para ser contida. Somado a isso, desenvolvi uma dermatite atópica, ou seja, uma alergia de pele em regiões do meu corpo que me deixava desesperada de tanta coceira e vermelhidão, que surgiu tardiamente e foi piorando cada vez mais, chegando a precisar de uso de corticoides para ser controlada.

Nessa época, meu desjejum costumava ser leite desnatado com achocolatado, seguido de uma coca-cola zero no lanche para dar uma despertada. Sempre tinha um chocolate após o almoço. Passava muitas noites em claro estudando ou fazendo plantões. Aos 22 anos, em meados dos estudos de medicina, me encontrava 10 kg acima do peso, apresentando níveis de colesterol elevados, transtorno de ansiedade acompanhado de uma angústia e um cansaço interminável que me fazia pensar na hora de voltar a cama mesmo antes de sair dela. Só queria dormir. A cada mês, sentia um peso incapacitante e muita dor ao receber a minha menstruação, e para seguir a rotina, contava com o uso de medicações para cólica enquanto lidava com a frustração por não poder realizar minhas atividades com energia e satisfação.

E o pior de tudo, havia um sentimento de desconexão profundo comigo mesma e insatisfação com a minha auto-imagem. Era como se estivesse ocupando mais espaço no mundo do que deveria.

Eu consultava com vários médicos e parecia que nada resolvia minhas questões, mesmo que eu fizesse ou usasse tudo que era recomendado. 

Após o término de uma relação tóxica em minha vida, decidi que queria mudar e que era tempo de fazer escolhas diferentes. Foi quando fiz a primeira aula de yoga. Este foi um divisor de águas, pois a partir daí, iniciou-se uma transformação profunda na forma com que eu percebia o universo ao meu redor e desejava estar nele.

Através da prática de yoga, meditação e da sabedoria da Ayurveda, pude entender o que significa a palavra equilíbrio. Compreendi que todas essas condições citadas anteriormente eram sinais do meu próprio corpo me avisando que eu estava em desequilíbrio e precisava de ajuda, que algo necessitava mudar. Essa transformação avançou a medida que eu trazia um olhar profundo para minha alimentação. Quanto mais eu aprendia sobre os poderes de uma alimentação natural, integral e baseada em plantas, conhecia as capacidades terapêuticas dos alimentos, mais claro ficava a importância de fazer escolhas inteligentes.

A minha paixão por alimentos naturais e práticaas holísticas cresceu rapidamente enquanto eu testemunhava mudanças enormes em como me sentia com o meu corpo, mente e minha essência. Meus níveis de energia aumentaram consideravelmente. Acordar cedo já não era uma tortura. Tratei a rinite crônica com acupuntura, uso óleos essenciais e parei totalmente de consumir lácteos e outros produtos de origem animal. A minha imunidade se fortaleceu, já nem lembro mais da última vez em que tomei antiobióticos. Eliminei cosméticos e produtos tóxicos da minha rotina e a dermatite desapareceu. Transformei minha alimentação com consciência e perdi 10 kg de peso, sem esforço. Com o passar do tempo, a ansiedade foi reduzindo e a alegria se tornou mais presente.

Com a minha própria mudança, pude entender como realmente mudar a vida dos meus pacientes através de práticas que resultam em uma saúde verdadeiramente plena, de forma sustentável e não ficar apenas monitorando a doença, prescrevendo mais e mais remédios para tratar os sintomas,  esperando  as complicações chegarem como destino e as pessoas ficarem cada vez mais doentes.

Compartilho a minha história com a intenção de inspirar mudanças e de mostrar que tudo é possível quando queremos. Nós criamos os hábitos, e por isso, podemos mudá-los com determinação e conhecimento.

Mais do que tudo, desejo de coração que o meu blog mostre como viver saudável é fácil e delicioso – é muito mais do que saladas sem graça e um monte de alface. São alimentos coloridos e vivos, receitas saborosas feitas com os ingredientes naturais oferecidos pela natureza. Rituais diários que proporcionam harmonia e bem-estar. Que através do conhecimento, possamos evitar desequilíbrios, ampliar a consciência e ter mais autonomia em nossa saúde.

Seja bem-vindo(a)!

Gratidão por estar aqui.

Dra. Marcella

pt_BRPortuguês do Brasil