Dicas

TOP 10 DICAS PARA PERDER PESO

O verão chegou e junto começa a temporada de ceias fartas, sobremesas calóricas, festas que vão até tarde da noite, e tudo mais que temos direito nessa época de confraternizações. Então o que fazer para manter o corpo saudável e em forma durante o verão, e principalmente, durante todo o ano?

Com essas TOP 10 dicas para perda de peso você vai passar as festas de bem com seu corpo e com sua consciência e começará o ano saudável e em equilíbrio!

1 – BEBA ÁGUA

Fome é comumente confundida com desidratação. A próxima vez que você sentir que precisa comer alguma coisa mesmo tendo se alimentado há poucos minutos, tome um copo d’água. Mesmo desidratação leve pode alterar o metabolismo do seu corpo, então beba 8 copos d’água por dia e limite o refrigerante, a cafeína e o álcool. Também é comprovado que beber água antes das refeições pode ajudar na perda de peso. Estudos demonstram que pessoas que tomam dois copos d’água antes das refeições sentem-se mais satisfeitos e comem menos.

2- COMA CARBOIDRATOS – DE VERDADE

Substitua carboidratos refinados como pão branco, macarrão, cereais matinais por carboidratos complexos presentes em frutas, vegetais, grãos integrais, castanhas, sementes e legumes. Frutas e vegetais são ricos em fibras o que diminui a velocidade da digestão e promove níveis de açúcar estáveis. Eles também são ricos em antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação no corpo. Carboidratos de grãos integrais devem sempre ser escolhidos no lugar dos refinados. Pense em come-los como você os encontraria em estado natural – pão feito de trigo moído, arroz integral retirado direto da planta – completos com fibras e fitonutrientes na forma que a Mãe Natureza gostaria que eles fossem comidos!

3 – ESCOLHA GORDURAS SAUDÁVEIS

Um erro muito comum é que gorduras devem ser completamente eliminadas. Na realidade, nós não sobreviveríamos sem gordura. O corpo utiliza a gordura da dieta para energia, saúde do cabelo, unhas e pele, absorção vitamínica e nas funções corporais normais diárias. Gorduras saudáveis promovem inúmeros benefícios para a saúde como proteção contra doença cardíaca, câncer, Doença de Alzheimer, depressão, assim como diminuem a pressão arterial e diminuem o colesterol. Escolha fontes como nozes e castanhas, avelãs, sementes, peixes, abacate e azeite de oliva extra virgem.

4 – DÊ ÊNFASE A PROTEÍNAS MAGRAS

Nosso corpo requer proteínas para continuamente renovar e reabastecer as células, estabilizar o açúcar no sangue e nos fornecer energia. O organismo humano é literalmente feito de aminoácidos oriundos da dieta que formam proteínas. Muitos alimentos contém proteína, mas as fontes mais ricas incluem produtos animais como carne, ovos e derivados, peixe e fontes vegetais como feijões, nozes e sementes, quinoa.

5 – TOME CAFÉ DA MANHÃ

Tomando um café da manhã saudável, você dará um empurrão no seu metabolismo e estará em melhor controle das suas necessidades. Quando perdemos o primeiro combustível do dia, na metade da manhã sentimos fome e nos entregamos facilmente a comer doces, e maiores quantidades de comida para saciar as calorias que foram ”economizadas” no café da manhã. Os estudos mostram repetidamente que o consumo de café da manhã diariamente está associado a um peso saudável. Porém, se você não estiver preparado para comer logo cedo, ouça o seu corpo e coma quando for melhor para você.

6 – COMA COM MAIS FREQUÊNCIA

É importante equilibrar sua ingestão alimentar durante o dia para ajudar a manter o açúcar sanguíneo estável e  diminuir a chance de comer demais ou comer “besteiras” quando bater a fome. Mantenha o controle nas suas escolhas alimentares e equilibre sua ingestão calórica. Alimentar seu corpo regularmente deixa o saber que tem comida disponível e está tudo bem para que ele queime energia ao invés de acumular como gordura.

7 – EXERCITE SEU CORPO E SUA MENTE

Exercício tem benefícios enormes para o seu corpo e mente com pesquisas demonstrando perda de peso, menor circunferência abdominal, frequência cardíaca mais baixa no repouso assim como também pressão arterial, e melhora no humor. Tente ser ativo por pelo menos 30 minutos diariamente para ajudar a manter seu corpo forte e magro. Não precisa ser nada caro – qualquer movimento é melhor do que nenhum. Experimente essas dicas para começar a se mexer:

  • Desça uma parada antes no ônibus ou estacione o carro mais longe
  • Use as escadas ao invés do elevador
  • Faça caminhadas matinais ou noturnas ou leve seu cachorro para passear

Mesmo brincar com crianças no parque ou fazer jardinagem irão manter seu corpo ativo. É tão importante quanto manter sua mente ativa também. Aumente o seu poder cerebral deixando um tempo para pensar positivo, fazer meditação ou fazer atividades que requerem concentração profunda como leitura.

8 – DURMA BEM

Pesquisas demonstram que aqueles que dormem 5 horas ou menos pesam 2,5kg a mais do que aqueles que dormem pelo menos 7 horas por noite. Com o decorrer do tempo, o ganho de peso pode se tornar mais rápido naqueles que dormem 5 horas em comparação aos que ficam 7 horas de olhos fechados. Falta de sono prejudica o ritmo circadiano e pode levar a uma regulação corporal ineficaz do equilíbrio energético, metabolismo e apetite. Níveis de grelina e leptina anormais – hormônios que avisam o seu corpo “Estou satisfeito, pare de comer” – podem diminuir com pouco sono. Para resumir de forma simplificada – quem dorme mais, come e pesa menos! Busque obter 7 ou 8 horas de sono por noite.

9 – APRENDA A COZINHAR

Cozinhar refeições em casa lhe permite controlar os tamanhos das porções e a qualidade dos ingredientes, e diminui a sua ingestão de sódio, gordura e calorias. Evite alimentos fritos aprendendo a assar ou cozinhar, e coma mais alimentos crus para aumentar o sabor e diminuir as calorias. Use ervas e temperos para diminuir a ingestão de sal.

10 – MANTENHA O CONTROLE SOBRE O QUE VOCÊ COME

Seja um detetive de comida e investigue o que você escolhe colocar no seu corpo. Verifique rótulos, e evite ingredientes como açúcar, gorduras trans, xarope de milho e outros ingredientes com nomes “longos e químicos” que são difíceis de pronunciar. As comidas mais saudáveis são aquelas encontradas como a natureza nos forneceu – naturais e não processadas. Quando foi a última vez que você viu uma lista de ingredientes em um brócolis ou em uma maçã?

Qual delas você vai começar primeiro?

 

Leidy HJ, Carnell NS, Mattes RD, Campbell WW.Higher protein intake preserves lean mass and satiety with weight loss in pre-obese and obese women.Obesity (Silver Spring). 2007 Feb;15(2):421-9.

Leidy HJ1, Ortinau LC, Douglas SM, Hoertel HA., Beneficial effects of a higher-protein breakfast on the appetitive, hormonal, and neural signals controlling energy intake regulation in overweight/obese, “breakfast-skipping,” late-adolescent girls., Am J Clin Nutr. 2013 Apr;97(4):677-88. doi: 10.3945/ajcn.112.053116. Epub 2013 Feb 27.

Karina Fischera, , Paolo C. Colombania, Wolfgang Langhansb, Caspar Wenka., Carbohydrate to protein ratio in food and cognitive performance in the morning., Physiology & Behavior 75 (2002) 411 – 4,

Arlet V NedeltchevaJennifer M KilkusJacqueline ImperialKristen KaszaDale A Schoeller, and Plamen D Penev. Sleep curtailment is accompanied by increased intake of calories from snacks.,Am J Clin Nutr January 2009 vol. 89 no. 1 126-133

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comentário

  • Reply Carla 24/12/2014 at 19:01

    11 – Siga as dicas da Ma! Hehehe
    Top esse post mazinha, minha resoluçao p 2015 vai ser seguir tuas dicas e ficar magra e linda hahahah
    Bjoo

  • Enviar comentário