Beleza, Dicas, Saúde Integrativa

Vinagre de maçã: o super elixir

O vinagre de maçã é a minha nova paixão. Primeiro, comecei usando-o em molhos para salada (misturado com abacate e água, batido no processador – fica uma delícia!) e agora ele também faz parte dos meus cosméticos naturais. Cada vez mais me surpreendo com as novas formas que tenho descoberto extremamente úteis de incorporar o vinagre de maçã em minha rotina diária. É eficaz para praticamente qualquer coisa. Sua pele, seu cabelo, sua casa, e até mesmo seus animais de estimação podem se beneficiar com suas qualidades. Cru, orgânico, não filtrado e não pasteurizado, o vinagre de maçã é muito mais do que um molho de salada!

1- Ele faz o seu cabelo brilhar.

Você pode usar o vinagre de maçã para enxaguar seu cabelo após o uso de xampu. A primeira vez que eu experimentei fiquei impressionada – tive a sensação de quando acabo de sair do salão depois de um bom corte – meu cabelo ficou leve e brilhante. Eu recomendo que você recicle um frasco de xampu vazio, e em seguida, preencha com 1/2 colher de sopa de vinagre de maçã e um copo de água fria. Aplique a solução através de seu cabelo após a lavagem 2 ou mais por semana para resultados incríveis.

Se o seu cabelo estiver pesado, sem brilho ou até um pouco mais oleoso, experimente lavar com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio ao invés do seu xampu habitual e depois aplique a solução descrita acima. Essa técnica é conhecida como No poo irá eliminar resíduos insolúveis como os sulfatos e deixará seu cabelo lindo e sedoso. Eu faço isso geralmente duas vezes por semana e estou adorando os resultados.

2- O vinagre de maçã regula o pH da sua pele.

Diluia o vinagre de maça em duas partes de água e espalhe a mistura sobre o seu rosto com uma bola de algodão para substituir o seu tônico atual. Eu também adiciono a essa solução algumas gotas de óleo essencial de lavanda, porque eu adoro seu aroma e também porque é ótimo para rejuvenescer a pele. Você pode fazer isso durante a noite após lavar o rosto ou pela manhã. Um pouco dessa solução também pode ser aplicada na pele durante a noite para suavizar manchas ou cicatrizes de acne.

3- Ele auxilia na desintoxicação.

Como uma de suas principais propriedades é equilibrar o ph do corpo, o vinagre de maçã promove uma desintoxicação total do corpo. As mudanças de ph induzidas pelo ácido acético presente no vinagre de maçã são as principais responsáveis pelos seus benefícios.

4- Ele ajuda a afinar a silhueta.

Quando o ph corporal está ácido, fica mais propenso a inflamação que está diretamente associada a ganho de peso. Alguns estudos, embora ainda pequenos, demonstraram que algumas pessoas tem tido o benefício de emagrecer quando fazem uso deste elixir. Ele também é rico em fitonutrientes como a pectina, além de aumentar a absorção de minerais essenciais presentes nos alimentos que comemos. Então, se você está querendo perder peso, experimente misturar de 1 a 2 colheres de chá a um copo de água ou suco e tome em jejum ou antes das refeições ou, se preferir, simplesmente adicione ao seu molho de salada.

Ao comprar um vinagre de maçã, evite as variedades muito claras e translúcidas que você normalmente encontra em prateleiras de supermercado. Em vez disso, procure por uma opção orgânica e não processada. Quando você olhar através dele, você poderá notar uma substância que lembra uma “teia de aranha flutuante”. Isso é conhecido como “mãe” e indica o seu vinagre é de boa qualidade.

Eu tenho uma paciente que está tomando todas as manhãs um shot de vinagre de maçã com mel e tem se sentindo ótima. Estou pronta para ir mais afundo e experimentar todos benefícios que eu tiver direito. E você?

Espero que este artigo tenha sido útil!

Gostou? Compartilhe!!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

24 Comentários

  • Reply TT 21/04/2015 at 15:48

    Ótima dica!!! Valei!!!

    • Reply dramarcella 21/04/2015 at 17:46

      Que bom que você gostou T!!

  • Reply Ana 22/04/2015 at 21:56

    Oi! gostei da dica, mas queria saber se o vinagre serve como condicionador mesmo ou se tu aplica ele e daí depois o condicionador! Obrigada 🙂

  • Reply Clara 22/04/2015 at 23:39

    Eu achei um vinagre de maçã orgânica com a ‘mãe’ e tomo todos todos os dias antes do café de manhã e amo como me faz sentir. A minha dúvida e se eu posso usar o vinagre comun. do supermercado no cabelo. Eu acho o orgânico e um pouco caro para usar assim.

    • Reply dramarcella 23/04/2015 at 17:01

      Oi Clara! Eu aposto que você deve começar o dia se sentindo super bem mesmo! O vinagre comum do mercado é mais processado do que o orgânico, não filtrado, e na maioria das vezes não contém a “mãe”, o que é responsável pelos seus benefícios. Se você não quer gastar muito dilua-o vinagre de maçã orgânico em água como descrito no post, e use uma ou duas vezes por semana. Será mais barato do que qualquer produto relamente bom para cabelo que você encontra em salões ou lojas de produtos de beleza! Eu estou gastando muito menos com isso desde que começei a usar essas opções naturais de cosméticos, tenho certeza que acontecerá o mesmo com você!
      Obrigada pelo comentário!

  • Reply Nina 19/03/2016 at 13:47

    Bom diaaa!
    Ótima dica 😀 mas não encontrei vinagre orgânico no mercado 🙁
    Qual a melhor marca? Qual a Dr. usa? Onde encontro?
    Desde já, agradeço 🙂

    • Reply dramarcella 19/03/2016 at 17:05

      Oi Nina!

      Se você não encontrou no mercado, pode ser que encontre em lojas de produtos naturais! Eu uso o da marca São Francisco, que é o que encontro com mais facilidade, mas qualquer marca orgânica é ótima!

      😉

      • Reply Rena 01/04/2016 at 10:29

        Olá, Dra! Essa marca São Francisco é não filtrado? Estou procurando um vinagre de maça brasileiro, orgânico e não filtrado, como você disse no texo, é o melhor! Obrigada e parabéns pelo trabalho!

        • Reply dramarcella 12/04/2016 at 17:46

          Oi Renata!

          Sim! Exatamente, é orgânico e não filtrado!

          Obrigada por acompanhar o meu trabalho! 😉

  • Reply Marlene Legey 14/06/2016 at 16:24

    Adorei as dicas tb! Inclusive lavei hoje e tive a mesma sensação de acabar de sair do salão. MARAVILHOSO!
    Dizem que o vinagre CRU é melhor, onde posso achar??

    Muito obrigada pelas dicas….amei!!!

    • Reply dramarcella 17/06/2016 at 20:47

      Que bom que você gostou Marlene! É incrível mesmo! Você encontra em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados também. Geralmente vem em embalagens de vidro, é necessário ler com atenção as informações do rótulo para saber se ele é cru!

  • Reply Karla 18/07/2016 at 16:20

    Olá adorei as dicas e vou usar o vinagre de maça orgânico, depois conto como estou…

    • Reply dramarcella 11/08/2016 at 17:26

      Que bom Karla! Aguardo as notícias! Obrigada por ter lido!

  • Reply Elayne Bayer Nunes 15/08/2016 at 17:53

    Dr Marcella, faco uso do vinagre onde moro fora do pais. Aqui em Vitoria ES, poderia indicar um mercado que venda o produto? Obrigada.

    • Reply dramarcella 28/11/2016 at 17:49

      Oi Elayne

      Sim, você encontra em algumas lojas de produtos naturais como o Veganza, Terra Viva e Só OrgÂnicos

  • Reply Lívia 20/08/2016 at 15:28

    Olá, adorei as dicas, são ótimas!! O vinagre que vc usa, ele tem essa “mãe” nele? Você considera ele muito bom? Pq eu encontrei duas marcas nacionais, a Montes Verdes, que é cru, não é pasteurizado e tudo mais, só que ele não é organico, e a marca São Francisco, que é organico mas eu não achei muita informação sobre seu modo de produção.
    Obrigada, beijos!!!

    • Reply dramarcella 28/11/2016 at 17:48

      Obrigada Lívia!

      Sim, eu uso o vinagre São Francisco que contém a “mãe” e dou preferência sempre que possível aos produtos orgânicos.

  • Reply Priscila Ferreira 26/10/2016 at 12:01

    Bom dia Dra.
    Me falaram q o vinagre organico em tem q ser em garrafa de vidro, é verdade?
    Por aki tem o rosani por um preço modico em garrafa de plastico?

    • Reply dramarcella 28/11/2016 at 17:43

      Olá Priscila

      Sim, é melhor armazenado em vidro, já que o plástico pode causar contaminação com derivados minerais como o bpa que são tóxicos 😉

      Obrigada por passar por aqui

  • Reply DALTON 07/02/2017 at 19:17

    Doutora,aqui no Brasil,todos os vinagres,orgânicos ou nao orgânicos,são filtrados,inclusive o vinagre da marca que a senhora usa.Quando o vinagre é filtrado ele perde muito das suas propriedades naturais,que sao benéficas para o organismo.Eu pesquisei muito sobre um bom vinagre no mercado brasileiro mas nao consegui encontrar.Eu uso um da marca Bragg,ele nao é filtrado,é cru,orgânico,não refinado,sem corantes e com a “mae”.Esse vinagre é o mais famoso vinagre que tem no mercado americano.Ele é turvo,pois nao é filtrado.O melhor preço que consegui encontrar nesse vinagre foi no site da Biovea.

    • Reply dramarcella 09/04/2017 at 16:17

      Obrigada por compartilhar essas informações conosco Dalton!Estou sempre procurando a melhor opção custo x benefício. Infelizmente ainda temos poucas opções e importar pela biovea tem um custo mais elevado do que comprar aqui, mas vou experimentar essa marca também 😉

  • Reply FabianA diniz 19/02/2017 at 22:31

    Oi dra Marcela uau qtas dicas eficientes…Meu filho de 14 anos está com alopécia areata…Emocional…Passei várias soluções…Mas a queda q era tamanho de uma moeda 1real ;hj tem tamanho de 1 laranja…Exames nada consta…O q passo nele? Socorro Dra Marcela *Fabiana Diniz

    • Reply dramarcella 09/04/2017 at 16:23

      Olá Fabiana, que bom que você gostou das dicas aqui do blog! A minha abordagem é baseada em resolver a causa do sintoma, no caso, a queda de cabelo, como você disse aqui, tem origem emocional, por isso recomendo procurar atendimento direcionado a tratar essa questão primeiramente, como um acompanhamento psicológico e até yoga, para ajudar a amenizar o estresse e a ansiedade 😉

    Enviar comentário