Receitas

wraps mexicanos de vegetais sem glúten e o alimento mais contaminado

As receitas que mais tem feito sucesso aqui no blog são aquelas super rápidas, como o penne de espinafre e shitake com creme de castanha de caju e o mexido de arroz, feijão e tofu . Então, atendendo a pedidos hoje vou postar mais uma que preenche esse e outros pré-requisitos: deliciosa, rápida e nutritiva. Esses burritos mexicanos veganos e sem glúten são uma delícia e tem um recheio que vocês vão adorar! Arroz e feijão – de ontem e requentados juntos na mesma panela, porque é mais prático – com molho de tomate e milho, que dão um frescor ao prato, combinam perfeitamente com um pouco de suco de limão espremido na hora e ficam prontos em 20 minutos.

Se comida mexicana é familiar para você, a primeira coisa que vem a cabeça são as tortilhas de trigo, que apesar de magníficas, contém glúten.  Para aumentar o valor nutricional e incrementar esse prato com mais verde, ao invés das tortilhas, usei folhas de alface orgânicas super crocantes – por isso, mesmo que você tenha sensibilidade ou intolerância a glúten – será possível devorá-las também! Faz um pouco mais de bagunça na hora de comer, o que apenas deixa a refeição mais divertida!

Nessa receita, se possível, é importante usar tomates e pimentões orgânicos, já que estes estão entre os top 5 alimentos mais contaminados com agrotóxicos. Dentre os 18 alimentos analisados pelo Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pimentão foi o grande vilão, sendo que 91,7 % das amostras estavam contaminadas ou com excesso de agrotóxicos ( mais do que a Anvisa permite) ou continham agrotóxicos que não são permitidos aqui no Brasil e entram clandestinamente.

Além disso, os orgânicos tem um sabor muito mais intenso, natural e gostoso que deixa sua refeição em um patamar superior. Eu também uso o milho que eu cozinho em casa, porque as opções enlatadas geralmente são cheias de conservantes e aditivos químicos. Contudo, se esta for a única opção disponível no momento, também funcionam bem na receita. Você também pode usar este recheio na receita clássica, é claro, em uma tortilha de trigo se preferir ou também fica uma delícia para rechear uma tapioca.

dramarcellauliana-burritos-alface-arroz-feijao-tomate-milho-4-2

Ingredientes

Serve 4 porções

1 cabeça de alface lisa ou americana

2 xícaras de arroz integral cozido

2 xícaras de feijão cozido

2 tomates médios picados

1 pimentão verde

1 xícara de grãos de milho cozidos

1 cebola branca ou roxa picada

1 limão

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 pitada de pimenta chilli ou pimenta reino

1/4 colher de chá de sal marinho

 

Adicionais:

rúcula

guacamole

 

Instruções:

1- Lave as folhas de alface e reserve;

2- Leve uma panela média ao fogo e adicione uma colher de sopa de azeite, e depois o arroz e feijão e 1 ou 2 colheres de sopa de água para umedecer a mistura e mexa até combinarem bem. Quando estiver quente, desligue o fogo e reserve.

3- Leve uma frigideira ao fogo e adicione o azeite. Refogue a cebola e o pimentão por aproximadamente um minuto, adicione os tomates, milho,  pimenta e o sal. Mexa até os vegetais estarem macios e suculentos e desligue o fogo.

4- Para montar, disponha em um prato 2 ou 3 folhas de alface dependendo do tamanho de cada uma, e em seguida coloque 3 colheres de arroz e feijão, depois o molho de tomate e milho e o suco de limão espremido na hora, a gosto e finalize com a rúcula ou guacamole, se estiver usando algum adicional. Enrole as laterais da folha, dobre o talo no sentido superior para dar mais firmeza (parte inferior para cima) e deguste logo em seguida!

Divirta-se!

Gostou? Compartilhe!

 

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply Lilian 02/11/2016 at 16:01

    Marcella, conheci seu blog essa semana pesquisando opções veganas de café da manhã! Estou comendo a misturando há 3 dias e é uma delícia! Meu noivo também entrou no seu blog e hoje fizemos o mexicano vegetariano! Ficou muito muito gostoso!
    Parabéns pelo blog, sempre bom saber de lugares assim com dicas saudáveis!
    Beijo grande!

    • Reply dramarcella 28/11/2016 at 17:42

      Lilian que maravilha saber essa notícia! fico muito feliz que vocês estão gostando das receitas!

      Obrigada pelo carinho, beijos!

    Enviar comentário