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8 dicas para restaurar seu equilíbrio com uma detox

Acordar se sentindo leve e renovada é o resultado que se pode ter depois de uma detox. Depois que eu compartilhei o meu dia de detox com líquidos nesse post, muitas pessoas ficaram interessadas em fazer também, então hoje irei dividir com vocês informações que eu acho importante saber antes de começar.

Ingerir tantos alimentos naturais em verdadeiros coquetéis de vitaminas, minerais e fitonutrientes, oferece ao seu corpo uma oportunidade de limpar e eliminar aquilo que não está te fazendo bem. Como benefícios, você pode experimentar aumento nos níveis de energia, pele radiante, cabelos e unhas fortes, fortalecimento do sistema imune, absorção fácil e rápida de nutrientes, além de promover um descanso para o seu sistema digestivo, diminuir retenção de líquidos e eliminar aquele peso extra.

Aqui seguem algumas dicas que tem sido úteis para mim quando faço uma detox:

1- Prepare-se:  pelo menos 3 dias antes de começar, adote uma alimentação sem alimentos industrializados, refrigerantes, frituras e açúcar. É importante essa preparação para o seu corpo não levar um choque e a falta dessas substâncias causarem reações mais intensas, como dores de cabeça, náusea ou tonturas (o que pode acontecer de forma leve pelo aumento de toxinas liberadas no sangue).

2 -Use alimentos orgânicos o máximo possível – você não quer agrotóxicos e pesticidas como ingrediente principal na sua detox, certo?

3 -Use superalimentos como chia, linhaça, maca e clorofila do trigo: eles garantem que você obtenha altas quantidades de nutrientes a partir de apenas um alimento. A chia, por exemplo, que contém aproximadamente 20% de proteínas de alto valor biológico,  é rica em omega 3 e fibras que vão ajudar a limpar as toxinas do seu sistema digestivo e fornecer energia de qualidade.

4 – Beba muito líquido durante todo o dia, como água, água de coco e chás: o seu corpo precisa de água para eliminar as toxinas que estão sendo liberadas na corrente sanguínea durante a detox, de forma que se houver pouca ingestão de H2O essas toxinas irão continuar no seu organismo causando danos. Você pode começar o dia com uma xícara de água morna com limão espremido para despertar seu sistema digestivo. Alguns chás, como o chá verde, hibisco e  gengibre, são as minhas opções preferidas e tem altas propriedades antioxidantes que ajudam a potencializar a detox.

5 – Prepare-se mentalmente: durante esse dia, você estará fazendo algo a que você não está acostumad@, por isso, é normal querer desistir na metade do dia, ou ter vontades irresistíveis de comer todos os tipos de comida – é comum começar a lembrar de comidas bem “pé na jaca” como macarronada, sanduíche, brigadeiro na panela – não desista! Mantenha o seu compromisso com você e seja firme.

6 – Pratique uma atividade física leve a moderada: uma caminhada ou yoga são algumas alternativas que combinam muito bem com uma desintoxicação pois ativam a circulação sanguínea potencializando o processo de desintoxicação, além de relaxar e lhe fazer sentir bem.

7 – Durma cedo: a noite, pelo menos para mim, é o período mais difícil do dia. Quando o corpo começa a ficar cansado e com sono, é normal mandar sinais de fome para tentar obter mais energia. Então, a dica de ouro é ir dormir cedo para escapar das tentações. Enquanto você estiver dormindo, o seu corpo assumirá o controle da detox, por isso é importante dormir de 7 a 8 horas no mínimo. No dia seguinte, você irá notar que as olheiras também diminuíram.

8 – Tenha em mente que isso não durará para sempre: as pessoas não foram feitas para viver apenas de sucos. Tomar sucos por um dia é uma ótima forma  de adicionar nutrientes e minerais extras a sua dieta, mas seu sistema digestivo foi feito para trabalhar. Um descanso uma vez ou outra é importante, mas assim como a mente precisa se manter ativa para sustentar um alto nível de desempenho, o mesmo acontece para outros processos, como a digestão.

Espero que esse post tenha sido útil! Lembre-se de que é muito importante conhecer o seu corpo, saber seus limites e respeitá-los. O objetivo é se sentir bem! Se for um desconforto muito grande para você ingerir apenas líquidos durante um dia, tudo bem. Não deixe de tentar!

Quem sabe na próxima vez você estará mais preparada?

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