Como se manter saudável no fim de ano

por | 18/12/18

Dezembro é um mês em que pode haver muita tensão no ar. Apesar das melhores intenções em rever familiares e amizades de longa data nas confraternizações de natal e ano novo, essa época pode trazer a tona traumas antigos ou memórias de pessoas queridas que não estão mais presentes. Além disso, nessa data geralmente há um acúmulo muito maior de trabalho, compras, preocupações financeiras, diversões e obrigações sociais.

Para ajudar, somos tentados a comer comida que tem um gosto bom, mas que nos faz sentir mal, ou seja, sair da nossa rotina e exceder nosso consumo regular de doces, bebidas, etc. Logo, percebemos que todo o esforço para se manter bem e saudável ao longo do ano vai embora e então as roupas já não servem tão bem, causando assim, um aumento ainda maior do nível de estresse.

Se você quiser evitar que os exageros das festas de fim de ano atrapalhem as sua comemoração e continuar se sentindo bem, vou compartilhar 5 dicas que eu uso para me manter na linha:

1- Respire:

Estar consciente da minha respiração é algo que realmente me ajuda a lidar com as situações de estresse do dia a dia. Durante essa época, eu uso uma técnica de respiração profunda de 30 segundos + 30 segundos de silêncio,  em média 3 a 5 vezes ao dia. Ao final, foram 5 minutos de meditação que não atrapalharam em nada o rendimento do meu dia, e na verdade, ajudaram a me manter mais focada e com a energia renovada.

2- Abuse da salada de folhas:

Ingerir uma boa quantidade de folhas antes do prato principal é a chave para manter o equilíbrio das suas funções corporais quando ingerimos refeições “pesadas”. As fibras ajudam a manter o açúcar sanguíneo equilibrado e evitam os picos glicêmicos que ocorrem quando ingerimos carboidratos simples como massas e doces.

Tempere sua salada com limão, azeite, sal e pimenta. É uma combinação simples que você encontra em quase todos os lugares e evita gorduras e açúcar que estão presentes em altas quantidades nos molhos prontos. Você pode experimentar fazer essa salada tropical:

3- Beba chás:

Muitos chás, como o de gengibre por exemplo ajudam a melhorar o fogo digestivo e a diminuir sintomas de má digestão, como inchaço e desconforto abdominal, gases, dores, etc. É super fácil de fazer. Aqui vão as instruções:

Chá de gengibre: leve 500 ml de água à fervura e adicione o gengibre fresco, aproximadamente 2 cm da raiz, em fatias. Deixe ferver em fogo baixo por 5 a 10 min, desligue o fogo e pronto.

Chá verde: Além de ser rico em antioxidantes como as tem um efeito diurético e ajuda a diminuir a retenção de líquidos que comumente pode ocorrer nessa época devido ao consumo de alcool, etc. É claro que as versões industrializadas do mercado não contam, pois contém açúcar e outros aditivos prejudiciais. Escolha um chá de boa qualidade, em saquinhos ou em folhas soltas, como preferir.

4- Beba água:

Um copo grande de água 15 minutos antes das refeições pode ser seu maior apoio na hora de evitar comer demais, pois desperta o seu fogo digestivo e ajuda a promover a sensação de saciedade.

5- Mexa-se:

Você não precisa se exercitar para se exercitar. Ou seja, você não precisa ir a academia ou sair para correr para se manter ativo. A ideia é MOVIMENTO, que pode acontecer enquanto você brinca com as crianças na reunião de domingo, caminha com seu cachorro ou sobe as escadas do seu prédio.

Coloque em prática estas dicas. Ajude o seu organismo a se manter equilibrado mesmo em meio à festas e comilanças fora do habitual. Fique bem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil